"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe."
(Frases e Pensamentos de Jean Piaget)

domingo, 20 de maio de 2012

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO - D25-5_ED05


 
Fonte: nsaroba.blogspot.com

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

        Entendo que filosofia da educação não discorre sobre o fenômeno da educação, mas sim sobre uma reflexão acerca desse fenômeno . Uma das mais importantes funções deste conceito é a análise e classificação de "educação". Ouvimos muito falar de educação. "Educação é direito de todos", "educação é investir no futuro", etc. Mas o que é educação? A educação é realmente fonte de conhecimento? A educação prepara para uma profissão? Estas e uma série de outras perguntas podem ser feitas sobre este assunto. Assim é necessário uma reflexão sobre tudo isso. Filosofia da Educação é o campo da filosofia que reflete, questiona e busca soluções de problemas referente a educação.
        A filosofia e a educação mantém uma relação desde os gregos antigos. Os filósofos gregos, foram os que deram início às discussões sobre a filosofia da educação e que sentido tem no mundo. Viam na educação um meio necessário para o alcance de uma cultura ideal e de uma alma purificada, capaz de elevar o homem ao conhecimento inteligível, apostando na busca de um ideal artístico de cultura. A busca pela educação ideal é representada por Platão na metáfora da “alegoria da caverna”, no momento em que um dos homens presos no fundo de uma caverna consegue se libertar do conhecimento da doxa, enxergando a luz da verdadeira realidade.
        “O caminho da Filosofia, para Platão, era o de conhecer a realidade por conceitos, até perceber que a própria realidade é, ela mesma, o mundo das idéias, dos conceitos puros, ou mais exatamente, das formas puras”(Ghiraldelli, 2001, p.32-33). Na visão platônica, a filosofia deveria transcender a contingência histórica, contribuindo para o processo de esclarecimento da verdadeira sabedoria, na superação das falsas crenças, lançando a idéia de uma educação para a virtude, uma educação perfeita, com a qual o homem se torna culto e erudito.



Referência Bibliográficas

VIERO, Catia Piccolo. FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO A PARTIR DO DIÁLOGO. CE/UFSM. 2004.
GHIRALDELLI, Paulo; PRESTE, Nadja Hermann. Revista – Filosofia, Sociedade e Educação.
Nº I . Marília, São Paulo: UNESP, 1997.

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