Entendo
que filosofia da educação
não discorre sobre o
fenômeno da educação, mas sim sobre uma reflexão acerca desse
fenômeno . Uma das mais importantes funções deste conceito é a
análise e classificação de "educação". Ouvimos muito
falar de educação. "Educação é direito de todos",
"educação é investir no futuro", etc. Mas o que é
educação? A educação é realmente fonte de conhecimento? A
educação prepara para uma profissão? Estas e uma série de outras
perguntas podem ser feitas sobre este assunto. Assim é necessário
uma reflexão sobre tudo isso. Filosofia da Educação é o campo da
filosofia que reflete, questiona e busca soluções de problemas
referente a educação.
A
filosofia e a educação mantém uma relação desde os gregos
antigos. Os filósofos gregos, foram os que deram início às
discussões sobre a filosofia da educação e que sentido tem no
mundo. Viam na educação um meio necessário para o alcance de uma
cultura ideal e de uma alma purificada, capaz de elevar o homem ao
conhecimento inteligível, apostando na busca de um ideal artístico
de cultura. A busca pela educação ideal é representada por Platão
na metáfora da “alegoria da caverna”, no momento em que um dos
homens presos no fundo de uma caverna consegue se libertar do
conhecimento da doxa, enxergando a luz da verdadeira realidade.
“O
caminho da Filosofia, para Platão, era o de conhecer a realidade por
conceitos, até perceber que a própria realidade é, ela mesma, o
mundo das idéias, dos conceitos puros, ou mais exatamente,
das formas puras”(Ghiraldelli, 2001, p.32-33). Na visão platônica,
a filosofia deveria transcender a contingência histórica,
contribuindo para o processo de esclarecimento da verdadeira
sabedoria, na superação das falsas crenças, lançando a idéia de
uma educação para a virtude,
uma educação perfeita, com a qual o homem se torna culto e erudito.
Referência
Bibliográficas
VIERO,
Catia Piccolo. FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO A PARTIR DO DIÁLOGO.
CE/UFSM. 2004.
GHIRALDELLI,
Paulo; PRESTE, Nadja Hermann. Revista – Filosofia, Sociedade e
Educação.
Nº
I . Marília, São Paulo: UNESP, 1997.
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