"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe."
(Frases e Pensamentos de Jean Piaget)

domingo, 29 de abril de 2012

Pensamento Educacional de Platão e Aristóteles D25-5_ED02


Pensamento Educacional de Platão e Aristóteles
A educação grega sofreu grande influência de Platão, discípulo de Sócrates, porém com suas próprias ideias, defendia a teoria de dois mundos, o mundo das ideias e o sensível. Platão afirmava que os homens eram diferentes por natureza, devendo ser colocados em classes que correspondiam às suas diferenças básicas, desenvolvendo então um plano educacional que atenderia a essa necessidade. Nos primeiros dezoito anos da vida, os jovens se dedicariam à Ginástica, à Música e à Literatura, aprenderia a ler, escrever, representar e cantar e tomaria parte em muitos esportes. Aos 18, os rapazes que se mostrassem capazes continuariam a receber instrução, e os demais se tornariam negociantes, mercadores, etc.
Para Platão a educação era uma questão de interesse estatal. Devia ser sustentada e controlada pelo Estado, assim com tal sistema educacional, teria uma sociedade ideal, na qual todos se dedicariam ao trabalho para o qual fossem aptos e estivessem preparados, e a sociedade, assim, seria feliz.
Para Aristóteles o objetivo da educação era fazer as pessoas virtuosas. Existiriam três períodos de treinamento, adaptados aos três períodos do desenvolvimento do homem. O primeiro, que vai do nascimento aos sete anos de idade, seria inteiramente dedicado aos exercícios do corpo, como preparativos para o ensino escolar formal. O segundo seria o do ensino formal, indo dos sete aos vinte e um anos. Consistiria no ensino da Literatura, Música, Ginástica, etc.
Tanto na teoria de Aristóteles, como na de Platão, cabia ao Estado controlar a educação e determinaria quais as crianças que, devido a um defeito físico, devem viver e quais as que devem ser destruídas logo após o nascimento, com quem o homem deveria se casar e deveria empregar a educação para criar cidadãos que possam defendê-lo e torná-lo melhor.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 1996.
S E Frost Jr. O homem e a educação. <http://www.samauma.biz/site/portal/
conteudo/opiniao/e00homem.htm> Acessado em 29/04/2012.

2 comentários:

  1. Platão se aproxima muito da educação atualmente quando sugere o sentido da Educação como Paidéia (Educação integral – corpo e alma), como um meio de construção de uma república ideal, sedimentada no Bem, no Justo e no Belo. Os conteúdos propostos na visão de Platão de educação são pressupostos para a formação do cidadão. Ele aponta a educação como promoção e qualificação do ser.
    O conhecimento na visão de Aristóteles representa uma nova etapa. Ele apresenta algo diferente, que é a necessidade de cada integrante da coletividade ter um esforço ético.Dentro do postulado aristotélico, para gerir uma instituição, família ou a si mesmo, é preciso ter solidez de caráter e isso se consegue pelo conhecimento ou orthós logos (bom uso da razão) e pela vivência da virtude do equilíbrio.

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  2. Wesleu ficou ótimo, a educação, para Aristóteles, é um caminho para a vida pública". Cabe à educação a formação do caráter do aluno. Perseguir a virtude significaria, em todas as atitudes, buscar o "justo meio". A prudência e a sensatez se encontrariam no meio-termo, ou medida justa - "o que não é demais nem muito pouco", nas palavras do filósofo. Para Aristóteles a educação parte da imitação e visa levar o educando a adquirir hábitos que formarão nele uma segunda natureza. Nesse processo o educador deve expor o assunto, fazer com que o educando retenha aquilo que foi exposto, e, enfim levá-lo a relacionar os diversos conhecimentos adquiridos à custa de exercícios.

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