Pensamento Educacional de Platão e Aristóteles
A educação grega sofreu
grande influência de Platão, discípulo de Sócrates, porém com suas próprias ideias,
defendia a teoria de dois mundos, o mundo das ideias e o sensível. Platão afirmava
que os homens eram diferentes por natureza, devendo ser colocados em classes
que correspondiam às suas diferenças básicas, desenvolvendo então um plano
educacional que atenderia a essa necessidade. Nos primeiros dezoito anos da
vida, os jovens se dedicariam à Ginástica, à Música e à Literatura, aprenderia
a ler, escrever, representar e cantar e tomaria parte em muitos esportes. Aos
18, os rapazes que se mostrassem capazes continuariam a receber instrução, e os
demais se tornariam negociantes, mercadores, etc.
Para Platão a
educação era uma questão de interesse estatal. Devia ser sustentada e
controlada pelo Estado, assim com tal sistema educacional, teria uma sociedade
ideal, na qual todos se dedicariam ao trabalho para o qual fossem aptos e
estivessem preparados, e a sociedade, assim, seria feliz.
Para Aristóteles o
objetivo da educação era fazer as pessoas virtuosas. Existiriam três períodos
de treinamento, adaptados aos três períodos do desenvolvimento do homem. O
primeiro, que vai do nascimento aos sete anos de idade, seria inteiramente
dedicado aos exercícios do corpo, como preparativos para o ensino escolar
formal. O segundo seria o do ensino formal, indo dos sete aos vinte e um anos.
Consistiria no ensino da Literatura, Música, Ginástica, etc.
Tanto na teoria de Aristóteles, como na de
Platão, cabia ao Estado controlar a educação e determinaria quais as crianças
que, devido a um defeito físico, devem viver e quais as que devem ser destruídas
logo após o nascimento, com quem o homem deveria se casar e deveria empregar a
educação para criar cidadãos que possam defendê-lo e torná-lo melhor.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 1996.
S E Frost Jr. O homem e a educação. <http://www.samauma.biz/site/portal/
conteudo/opiniao/e00homem.htm>
Acessado em 29/04/2012.
Platão se aproxima muito da educação atualmente quando sugere o sentido da Educação como Paidéia (Educação integral – corpo e alma), como um meio de construção de uma república ideal, sedimentada no Bem, no Justo e no Belo. Os conteúdos propostos na visão de Platão de educação são pressupostos para a formação do cidadão. Ele aponta a educação como promoção e qualificação do ser.
ResponderExcluirO conhecimento na visão de Aristóteles representa uma nova etapa. Ele apresenta algo diferente, que é a necessidade de cada integrante da coletividade ter um esforço ético.Dentro do postulado aristotélico, para gerir uma instituição, família ou a si mesmo, é preciso ter solidez de caráter e isso se consegue pelo conhecimento ou orthós logos (bom uso da razão) e pela vivência da virtude do equilíbrio.
Wesleu ficou ótimo, a educação, para Aristóteles, é um caminho para a vida pública". Cabe à educação a formação do caráter do aluno. Perseguir a virtude significaria, em todas as atitudes, buscar o "justo meio". A prudência e a sensatez se encontrariam no meio-termo, ou medida justa - "o que não é demais nem muito pouco", nas palavras do filósofo. Para Aristóteles a educação parte da imitação e visa levar o educando a adquirir hábitos que formarão nele uma segunda natureza. Nesse processo o educador deve expor o assunto, fazer com que o educando retenha aquilo que foi exposto, e, enfim levá-lo a relacionar os diversos conhecimentos adquiridos à custa de exercícios.
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