"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe."
(Frases e Pensamentos de Jean Piaget)

quarta-feira, 25 de abril de 2012

ED 01 - MITO


O que é mito?

      O mito é um discurso, uma fala, ou seja, uma narrativa. É uma forma em que as sociedades expressam como as coisas passaram a existir, pode ser visto como uma possibilidade de se refletir sobre a existência, o cosmos, as situações de "estar no mundo" ou as relações sociais.

      De difícil definição o mito está relacionado a uma grande variedade de ideias, faz parte de um conjunto de fenômenos cujo sentido é difuso, pouco nítido. Significa muitas coisas, representa vários conceitos e ser usado em diversos contextos. Qualquer um pode utilizar a palavra para designar um mito seja ele um mito antigo como uma palavra que está na moda.

      No dicionário vemos o mito como o que chamamos de sentido figurado. É uma "coisa inacreditável". Algo "sem realidade". Em outras palavras podemos conceituar como uma falda de verdade ou uma mentira. Este é um dos usos mais frequentes da palavra no cotidiano. Apesar de uma mentira o mito é usado socialmente.

      O mito pode está localizado num tempo muito antigo, “fabuloso” como nos dias atuais e não fala diretamente, ele esconde alguma coisa. Guarda uma mensagem e muitas vezes precisa ser interpretado. No entanto, possui um valor e, mais que isto, uma eficácia na vida social.

A origem das coisas, origem do universo, da vida, a origem do homem, a origem das línguas. Estas sempre foram preocupações de muitas pessoas. Assim, o surgimento do mito geralmente está relacionado às origens de tudo.

Ele não pode ser interpretado como apenas uma fábula, ficção ou algo parecido e sim, sua função é representar, por meio de uma linguagem simbólica, a realidade do mundo humano.

            Assim podemos concluir que um mito é uma narrativa tradicional com caráter explicativo e/ou simbólico, profundamente relacionado com uma dada cultura e/ou religião. O mito procura explicar os principais acontecimentos da vida, os fenômenos naturais, as origens do Mundo e do Homem por meio de deuses, semi-deuses e heróis (todas elas são criaturas sobrenaturais). Pode-se dizer que o mito é uma primeira tentativa de explicar a realidade.

Referência Bibliográfica:

ROCHA, Everaldo. O que é mito?. Editora Brasiliense. 1996.

JARDIM, Alex Fabiano Correa. Filosofia da Educação. Universidade Federal de São Carlos. 2008.

2 comentários:

  1. É verdade Wesley, o mito tenta explicar fenômenos existenciais entre outros. O mito vive da crença de um povo, pois representa a realidade do mundo por meio de uma linguagem simbólica.

    ResponderExcluir
  2. Wesley, na mitologia a função pedagógica do próprio mito era chantagear e/ou seduzir as novas gerações para manter e respeitar a tradição, ela carrega implicitamente uma proposta de reação revolucionária às determinações impostas pela tradição cultural. Nesse sentido é que nasce aquilo que chamamos de estética da existência. Cada ser humano assume a sua autoconstrução como se fosse uma obra de arte. Com isso, a educação vai perdendo herança divina para assumir um caráter de finalidade humana. O conhecimento na ótica aristotélica representa uma nova etapa. Nele encontramos um modo de pensar sobre a prática.

    ResponderExcluir